domingo, 11 de novembro de 2012

DIA DOS GUINEENSEs EM PORTUGAL

Os guineenses residentes em Portugal reuniram-se, no sábado dia 10 de Novembro, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, para um djubai informal sobre a vida da comunidade na diáspora e a atual situação em que se vive na Guiné-Bissau. Espetáculos musicais, desfile de moda, lançamento de livros, exposição de artesanato e gastronomia foram os ingredientes da festa que começou a tarde e terminou noite dentro.
Para Eldimir Faria da organização, este convívio assume grande importância uma vez que congrega “nossos valores culturais”, e saudar a “nossa guineendade” na diáspora.
Muitos guineenses têm procurado Portugal na esperança de melhorarem as suas condições de vida. Na bagagem trazem consigo o sonho de conseguir bom emprego e juntar dinheiro, depois regressar à terra natal para recomeçar uma nova vida. Atualmente vivem nas terras lusas mais de 19 mil guineenses, o equivalente a 4,45% da população estrangeira, segundo dados oficiais. Entretanto, muitos vão adiando o retorno, por causa das instabilidades constantes que se registam na Guiné-Bissau.

 

Sem comentários: