sábado, 15 de outubro de 2011

MISS GUINÉ-BISSAU / PORTUGAL 2011

Adriana Silva é a mais bela

Nascida em Portugal, no seio de uma família de origem guineense, Adriana Silva, 21 anos, formada em Gestão de Cozinha Avançada e estudante de Hotelaria, foi coroada como a mulher mais bela na diáspora. “Sinto-me muito lisonjeada e orgulhosa”, declarou a recém eleita Miss Guiné-Bissau/Portugal 2011. A cerimónia ocorreu no dia 30 de Setembro, no Cineteatro Tivoli, em Lisboa, onde largas centenas de cidadãos guineenses de todas as idades assistiram a escolha dela, entre as dezoito candidatas.
“Com a minha eleição ganhei uma viagem a Guiné-Bissau. Vou descobrir a terra dos meus pais, uma vez que nasci em Portugal. E, também, ganhei uma bolsa de formação numa Agência de Modelo em Lisboa”, relevou. Vanusa Sanhá, 21 anos, natural de Bissau, estudante de Gestão de Cozinha Avançada, foi escolhida como a 1º Dama de Honor e Djenabu Embaló, 21 anos, natural da Guiné-Bissau, estudante de Ciência e Tecnologia, a 2º Dama de Honor e também como a mais fotogénica.
O concurso Miss Guiné-Bissau/Portugal 2011 foi realizado por 'Baldétour' e 'Baró Produções', liderado por Secuna e Baró Baldé, respetivamente. “Este é um projeto de longa duração que seguirá para a Guiné-Bissau e outros países onde houver a diáspora guineense”, assegurou Baró. Por seu lado, Secuna Baidé, fez um balaço positivo sublinhando que “o evento superou a nossa espetativa. Foi o lado bonito, alegre e positivo da guineendade que mostramos ao mundo”.
O nosso país segue um rumo certo, reconhecem, está a crescer económica e socialmente. “O nosso objetivo é promover a sua imagem. Já provamos de que somos capazes e esperamos que o nosso Governo nos apoie noutras iniciativas deste género.”, apelaram os dois empresários.
Lay Korobo (texto) e Vasco Menut (foto)

1 comentário:

Vasco Menut disse...

"Terra ranca!", assim afirmam muitos guineenses, sobretudo os jovens que residem no País. Nós, como guineenses, residentes na Diáspora devemos acompanhar essa evolução do país, realizando eventos em que vamos promover o lado positivo da nossa Mãe Guiné a exemplo deste grande evento, Miss Guiné-Bissau Portugal 2011.
Sejamos ousados e desafiadores para assim reconstruir-mos a IMAGEM da nossa Guiné-Bissau que foi tão mal criada no imaginário mundial.
Vamos, sempre, trabalhar para esse objetivo!
Parabéns CRÓNICA DE DIÁSPORA pela excelente cobertura a nível internacional.