sábado, 3 de janeiro de 2009

Carlos Gomes Jr novo PM da Guiné-Bissau

Uma semana depois da sua nomeação por um decreto presidencial, o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, foi investido (dia 02) no cargo pelo Chefe de Estado João Bernardo “Nino” Vieira, que na ocasião fez saber que não é uma força de bloqueio. "Ele pode contar com a minha colaboração total para o bem do nosso país, porque a Guiné Bissau precisa realmente dum novo impulso, dum arranque mais dinâmico e cooperativo de todas as instituições estatais e da população em geral", garantiu à BBC.
Por seu lado, Carlos Gomes Jr. deixou um aviso que limita as expectativas em relação ao novo mandato, ao afirmar que a Guiné-Bissau não pode mudar só com o trabalho do Primeiro Ministro, mas sim, com o apoio de todo o povo guineense. Lançando na ocasião um apelo de emergência à comunidade internacional para ajudar o país, tendo em conta que seu Governo “resulta de um contrato” entre o PAIGC, de que é líder, os guineenses e a comunidade internacional.
Porém, resta saber se ao reassumir o cargo neste ano de 2009, Carlos Gomes Jr. vai reformar as forças armadas, que como é sabido, agem como um Governo sombra? Poderá acabar com o tráfico de droga que está a manchar o bom nome do país? E se conseguirá colocar a Guiné-Bissau no caminho certo de desenvolvimento?
ALK

Sem comentários: