quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Capitão Camara Presidente da Guiné-Conacry

A junta militar que tomou o poder através de golpe militar na capital (Conacry) nomeou, quarta-feira, o seu líder como novo presidente do país.
Capitão Moussa Dadis Camara, inicialmente porta-voz do Comité Nacional pela Democracia e Desenvolvimento (CNDD), autoproclamou-se, através da radio e da televisão, “presidente da República da Guiné” e prometeu eleições “transparentes, livres e credíveis no final de Dezembro de 2009”, segando agências de notícias.
Camara sublinhou que não tem nenhuma ambição política, nem pretende candidatar-se à “eleição presidencial” e nunca teve “ambição de poder”. Perante os protestos da comunidade internacional e a ameaça dos Estados Unidos de anularem a ajuda financeiras, o capitão justificou a tomada do poder pela força como um “acto cívico” visando “salvar o povo” da ditadura.
A junta militar tomou o poder logo após a morte, na segunda-feira passada, do «Presidente General» Lansana Conté que, também, subiu ao poder através de um golpe militar, na sequência da morte do primeiro Presidente daquele país, Ahmed Sekou Turé, em 1984.
Os membros do Governo e os «Generais do exército» estão detidos no quartel Alfa Yaya Diallo. E a situação no país continua todavia confusa.

Sem comentários: